ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE TRAZ REFLEXÃO ACERCA DA VIVÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS DE UMA DUPLA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO PROJETO “PÉS NA ESTRADA DO CONHECIMENTO - INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA” DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. TAL PROJETO OBJETIVA A FORMAÇÃO CIDADÃ E CRÍTICA DOS ESTUDANTES, ASSUMINDO UMA INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE CAMINHA EM DIREÇÃO OPOSTA AO DISCURSO DOS JOVENS TALENTOS, AMPLAMENTE DIFUNDIDO POR PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS. PERCEBE-SE QUE O ESTÁGIO NESSE ESPAÇO PROPORCIONOU UMA SÉRIE DE APRENDIZADOS E REFLEXÕES RELACIONADOS AO PAPEL DO PROFESSOR E DO ESTUDANTE EM SALA DE AULA, OS QUAIS ASSUMEM OS PAPÉIS DE ORIENTADOR E PESQUISADOR, RESPECTIVAMENTE. ALÉM DISSO, REFLEXÕES RELACIONADAS À NATUREZA DA CIÊNCIA FORAM POSSIBILITADAS. DESTACOU-SE, TAMBÉM, A SAÍDA DE CAMPO COMO MOMENTO DE GRANDE VALIA POR TER PROPORCIONADO, DENTRE OUTROS, O ESTREITAMENTO DE LAÇOS ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES E ENTRE O CORPO DOCENTE.