ESTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM BIOLOGIA, REALIZADA EM UMA UNIDADE ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO FEDERAL. AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS CONTEMPLARAM DIFERENTES FORMAS DE ABORDAR ASPECTOS DAS TEMÁTICAS REPRODUÇÃO E SEXUALIDADE. OS DOCENTES DA ESCOLA TIVERAM CONTRIBUIÇÕES DE UMA LIGA DE EDUCAÇÃO SEXUAL DE UMA UNIVERSIDADE. COM ISTO FOI POSSÍVEL LEVAR AS PRODUÇÕES UNIVERSITÁRIAS, DE FORMA ADAPTADA, PARA A CONFECÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS VOLTADAS AOS ALUNOS. OS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA FORAM RELEVANTES E PROPICIARAM A MOBILIZAÇÃO DE DIFERENTES SABERES, AMPLIANDO AS DISCUSSÕES ACERCA DA TEMÁTICA PARA ALÉM DO ESCOPO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. DESTE MODO, OS ALUNOS DEMONSTRAM UMA PARTICIPAÇÃO MAIS ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ASSIM COMO A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS ABORDADOS, POSSIBILITARAM AVANÇAR NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL E SAÚDE, CONTRIBUINDO PARA O COMPROMISSO DA REFLEXÃO EM RELAÇÃO AOS PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES NA SOCIEDADE, GERANDO A NECESSIDADE DE RESPEITO ÀS DIVERSIDADES.