A ETNOBIOLOGIA ESTUDA AS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE HUMANOS E O AMBIENTE. A PARTIR DELA, O ENSINO DE CIÊNCIAS PERMITE QUE PROFESSORES INVESTIGUEM E CONTEXTUALIZEM OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS COMO FORMA DE FAVORECER A APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE SABERES DE ORIGEM TRADICIONAL COMO É O CASO DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS. ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR A CONTRIBUIÇÃO EDUCACIONAL E SOCIOCULTURAL DE UMA PESQUISA ETNOBIOLÓGICA QUE INVESTIGOU CONHECIMENTOS TRADICIONAIS DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES A RESPEITO DA VALORIZAÇÃO DESSES CONHECIMENTOS NO ÂMBITO ESCOLAR. AO UTILIZAR OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ETNOBIOLOGIA, O ESTUDO CONTRIBUIU PARA O CAMPO EDUCACIONAL NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. INVESTIGANDO E CONTEXTUALIZANDO OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS, A PESQUISA TAMBÉM REVELOU SUA CONTRIBUIÇÃO SOCIOCULTURAL E EDUCACIONAL, DANDO COMPETÊNCIAS PARA DOCENTES E DISCENTES ESTABELECEREM DIÁLOGOS INTERCULTURAIS ENTRE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E CIENTÍFICOS.