O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A UTILIZAÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA A IDENTIFICAÇÃO E A SUPERAÇÃO DE POSSÍVEIS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS ASSOCIADOS AO ENSINO DO TEMA SISTEMA DIGESTÓRIO EM 18 ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR. OS DADOS REFERENTES AO CONHECIMENTO SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS E ANALISADOS SEGUNDO A METODOLOGIA INTERPRETATIVA HERMENÊUTICA. A ANÁLISE DE ABORDAGEM QUALITATIVA REVELOU QUE OS ESTUDANTES APRESENTAVAM CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARCIALMENTE EM DESACORDO COM A LITERATURA CIENTÍFICA, EVIDENCIANDO A PRESENÇA DE POSSÍVEIS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS RELACIONADOS AO TEMA. A PARTICIPAÇÃO NA ATIVIDADE PARECEU AJUDAR OS ALUNOS A (RE)CONSTRUIR TAIS CONHECIMENTOS, EVIDENCIANDO O POTENCIAL DA ATIVIDADE PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DO TEMA.