O TRABALHO SE REFERE AO TRECHO DE UMA DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS – PPGEC DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. NESSA DISSERTAÇÃO FOI REALIZADA UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA, UMA GINC@N@ INTER@TIV@ NO INSTAGRAM. UMA DAS PROVAS DESSE JOGO ESTAVA RELACIONADA À CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO À DESIGUALDADE ARBÓREA ENTRE DUAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO DISTRITO FEDERAL. A PARTIR DOS ESTUDOS DE BOTÂNICA E RITMOS MUSICAIS NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA E DE ARTE, ESTUDANTES DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL, COMPUSERAM UMA MÚSICA ACERCA DO TEMA/ SITUAÇÃO-PROBLEMA. A MÚSICA, FORMA DE MANIFESTAÇÃO LÚDICA, FOI UTILIZADA COMO DADO PARA A PESQUISA ENFATIZADA NESSE TRABALHO. À LUZ DE BARDIN (2016), ANALISAMOS O REPERTÓRIO MUSICAL COMPOSTO PELOS ESTUDANTES, OBSERVANDO A CONTRIBUIÇÃO DESSA MANIFESTAÇÃO LÚDICA PARA O ENSINO DA BIOLOGIA.