O ENSINO DE BOT?NICA ? PREJUDICADO PELA FORMA EXTREMAMENTE TE?RICA E DESCRITIVA DE TRANSMISS?O DESTE CONTE?DO, QUE, AL?M DE CAUSAR DESINTERESSE NOS ALUNOS, DIFICULTA O SEU APRENDIZADO. DIANTE DESSE PANORAMA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ABORDAR A ELABORA??O DO JOGO DID?TICO ?ROL?(TA) VEGETAL?, QUE EXPLORA DIFERENTES HABILIDADES NA HORA DE ABORDAR OS CONCEITOS BOT?NICOS, BEM COMO SEU POTENCIAL DID?TICO E AS PERCEP??ES DOS ALUNOS. ESTE JOGO FOI APLICADO, EM CONJUNTO COM UMA AULA INTRODUT?RIA, DURANTE O CURSO DE F?RIAS PROMOVIDO PELO PET BIOLOGIA/UFC TENDO COMO P?BLICO-ALVO ALUNOS DE 1? E 2? S?RIES DO ENSINO M?DIO DA REDE P?BLICA DE FORTALEZA E REGI?O METROPOLITANA. OBSERVOU-SE QUE ?ROL?(TA) VEGETAL? MOSTROU-SE UMA EXCELENTE FERRAMENTA DE REVIS?O E FIXA??O DOS CONTE?DOS PREVIAMENTE ABORDADOS. ADEMAIS, OS ESTUDANTES MANTIVERAM-SE INTERESSADOS E PARTICIPATIVOS DURANTE A ATIVIDADE E AFIRMARAM TER GOSTADO DO JOGO.