A INTER-RELAÇÃO ENTRE ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS, POTENCIALMENTE, PODE GERAR AÇÕES TRANSFORMADORAS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, DE MODO QUE ESTES ABSORVAM UMA LÓGICA DE RESGATE DA FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO DE CIÊNCIAS. ASSIM, BUSCANDO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES, LIMITES E DESAFIOS DA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS E ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, ENCONTRA-SE EM DESENVOLVIMENTO O PROJETO, DO QUAL SE APRESENTARÁ NO PRESENTE ARTIGO RESULTADOS PARCIAIS DA PRIMEIRA FASE DO ESTUDO, QUE DIZEM RESPEITO AS AÇÕES IMPLEMENTADAS PELOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PARÁ, COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS. OS RESULTADOS PRELIMINARES INDICAM PREDOMINÂNCIA DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM ESPECIAL ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; E APONTAM PARA MULTIPLICIDADE DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM FUNÇÃO DO PÚBLICO E DA ÁREA DE ATUAÇÃO DO AMBIENTE, SENDO ESSE UM TRAÇO CARACTERÍSTICO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL.