ESTE TRABALHO CONSISTE EM UM RELATO DE UMA PROFESSORA INICIANTE NA ÁREA DE ENSINO DE BIOLOGIA. O OBJETIVO FOI TRABALHAR O CONTEÚDO DE GENÉTICA QUE É ABORDADO NO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, E COMPREENDER OS PRECONCEITOS SOCIAIS LIGADOS AO TEMA. FORAM APLICADAS DUAS METODOLOGIAS DISTINTAS: UMA ALTERNATIVA UTILIZANDO TEXTOS, QUESTIONÁRIOS E DEBATES; ASSOCIADA A UMA TRADICIONAL, EFETUANDO UMA AULA EXPOSITIVA. PERMITINDO QUE OS ALUNOS EXPRESSASSEM SEUS ARGUMENTOS, EVIDENCIANDO AS POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES DE ACORDO COM O CONTEXTO SOCIAL E SITUAÇÕES VIVIDAS EM SEU COTIDIANO, PARA QUE INTERLIGASSEM COM AS CIRCUNSTÂNCIAS ABORDADAS NOS TEXTOS SELECIONADOS. DIANTE DISSO, OS DEBATES FORAM UTILIZADOS PARA UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS SOBRE TRÊS TIPOS DE PRECONCEITOS EM DESTAQUE NAS GRANDES MÍDIAS: HOMOFOBIA, MACHISMO E RACISMO. ASSUNTOS ALARMANTES NA SOCIEDADE ATUAL.