ARAÚJO, Leonardo Augusto Luvison et al.. . E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74940>. Acesso em: 25/11/2024 01:15
NOSSO PLANETA VIVE UMA DAS MAIS GRAVES CRISES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. O CONHECIMENTO SOBRE A DIVERSIDADE DOS SERES VIVOS PASSA A SER CADA VEZ MAIS ESSENCIAL NO CONTEXTO PEDAGÓGICO. NESSE SENTIDO, A PRESENTE PESQUISA PRETENDE COMPREENDER AS ÊNFASES NO ENSINO DE BIODIVERSIDADE ENTRE PROFESSORES DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS DE 22 ESTADOS DO PAÍS. UM QUESTIONÁRIO DE PESQUISA FOI DESENVOLVIDO E APLICADO DE MODO ONLINE NO ANO DE 2020, OBTENDO O RETORNO DE 147 PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. DISCUTIMOS DE MODO COMPARATIVO AS ÊNFASES QUE OS PROFESSORES CONFEREM EM SUA PRÁTICA DOCENTE A UMA SÉRIE DE CONCEITOS SOBRE BIODIVERSIDADE. SURPREENDENTEMENTE, 57% DOS PROFESSORES NUNCA ABORDAM OU RARAMENTE ABORDAM A BIODIVERSIDADE LOCAL E REGIONAL. DESTACAMOS A NECESSIDADE DE UMA MAIOR ÊNFASE NO ENSINO DE ESPÉCIES LOCAIS, SOBRETUDO NO ENTENDIMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS E NA CRIAÇÃO DE UMA CULTURA DE SUSTENTABILIDADE ENTRE OS ESTUDANTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.