EM SALA DE AULA, DIVERSAS MODALIDADES DIDÁTICAS PODEM SER UTILIZADAS, TAIS COMO: RECURSOS AUDIOVISUAIS, FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS, PRÁTICAS NO LABORATÓRIO E NA SALA DE AULA, ATIVIDADES EXTERNAS, PROGRAMAS DE ESTUDO POR PROJETOS E DISCUSSÕES, RECURSOS PEDAGÓGICOS, ENTRE OUTRAS. MESMO COM UMA AMPLA POSSIBILIDADE DE FERRAMENTAS E DOS AVANÇOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIAS O ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS NÃO DEVE SE RESTRINGIR UNICAMENTE A QUALQUER MODALIDADE DIDÁTICA, SEJA AULA EXPOSITIVA OU QUALQUER OUTRA. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR RECURSOS DIDÁTICOS COM O FOCO NO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL ELABORADOS POR ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS, EXPONDO UMA PRÁTICA QUE PODE SER REPLICADA EM OUTROS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A FIM DE PERMITIR A ELES O CONTATO COM A ÁREA DA INCLUSÃO ANTES MESMO DE INICIAREM SUAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA.