A PERSPECTIVA DO PENSAMENTO CRÍTICO (PC) COMO ORGANIZADOR DO CURRÍCULO DE ENSINO E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS, DE TRADIÇÃO PORTUGUESA, INSPIRA ESTE PROJETO DE PESQUISA, A FIM DE COMPREENDER COMO OS MANUAIS ESCOLARES – LIVROS DIDÁTICOS PORTUGUESES PROMOVEM O PC NO ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA TANTO REALIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM ANÁLISE DOCUMENTAL DE MANUAIS ESCOLARES PORTUGUESES, BUSCANDO IDENTIFICAR EM SEU ENREDO, QUAIS AS METODOLOGIAS UTILIZADAS, BEM COMO O POTENCIAL DAS MESMAS, PARA O DESENVOLVIMENTO DO PC. ASSIM, FORAM ANALISADOS 11 MANUAIS ESCOLARES PORTUGUESES QUE ABORDAM CONTEÚDOS RELATIVOS AOS SERES VIVOS (EQUIVALENTES NO BRASIL AO 7ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL). A PRODUÇÃO DOS RESULTADOS DEMONSTROU APÓS ANÁLISE DE 1818 REPETIÇÕES/CONSTATAÇÕES DE ATIVIDADES, QUE AS MESMAS PODEM SER CLASSIFICADAS/AGRUPADAS EM: I) INFORMATIVA (732:1818); II) EXPLORATÓRIAS (1022:1818) E III) REFLEXIVAS/CRÍTICAS (64:1818). CONSIDEROU-SE O RESULTADO DA ANÁLISE COMO SENDO SATISFATÓRIO, OS LIVROS ANALISADOS SÃO ADEQUADOS AO DESENVOLVIMENTO/PROMOÇÃO DO PC EM CIÊNCIAS.