O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI CONHECER A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA REVELADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE PARTICIPARAM DA FEIRA CIÊNCIA VIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) REALIZADA EM 2019, EXAMINANDO COMO O EVENTO CONTRIBUIU PARA IMPULSIONAR A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) DOS PARTICIPANTES. PARA TANTO, ACOMPANHAMOS OS ESTUDANTES DESDE A MONTAGEM DOS ESTANDES, COMO TAMBÉM ASSISTIMOS ÀS APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS E, POR UM FORMULÁRIO, REGISTRAMOS SUAS CONCEPÇÕES. AS DESCOBERTAS ANUNCIARAM QUE O EVENTO OPORTUNIZOU CAMINHOS PARA A DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, BEM COMO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES INTRÍNSECAS AO FAZER CIENTÍFICO. APESAR DE ALGUNS ESTUDANTES EXPRESSAREM CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DA CIÊNCIA, AINDA REVERBERA VISÕES DEFORMADAS SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO NO DISCURSO DA MAIORIA, COMPREENDENDO DENTRE OUTROS, A CIÊNCIA COMO BENFEITORA DA SOCIEDADE OU UTILITÁRIA. ESTES RESULTADOS DEMONSTRARAM A RELEVÂNCIA DO ESTÍMULO À INCLUSÃO DA TEMÁTICA NATUREZA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PRINCIPALMENTE, COM ESTUDANTES QUE JÁ PRODUZEM CIÊNCIA.