AS ATIVIDADES PRÁTICAS SE CONFIGURAM COMO PARTE ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDO EM CIÊNCIAS NATURAIS. POR ISSO, CABE AO EDUCADOR ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, A CRÍTICA E A REFLEXÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO UM ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO E CRÍTICO. DESTA FORMA, O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E PARTICIPAÇÃO COMO ALUNOS REGULARES DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DE ASTRONOMIA (FTM DE ASTRONOMIA), DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA), DO INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS (IECOS), DO CAMPUS BRAGANÇA. CONCLUI-SE, A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E PARTICIPAÇÃO DURANTE AS ATIVIDADES LÚDICA NO DECORRER DA REFERIDA DISCIPLINA, QUE A LUDICIDADE PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PROFESSORES, TENDO EM VISTA A APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS ALTERNATIVOS PARA OTIMIZAR E DIVERSIFICAR AULAS EXPOSITIVAS, VISANDO FAVORECER NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.