O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DO BIOMA MATA ATLÂNTICA CONTEXTUALIZADO COM A HISTÓRIA DA GUERRA GUARANÍTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA, A PARTIR DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA NO ANO DE 2018 PARA LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFLA. A PRÁTICA PEDAGÓGICA FOI DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA SENDO ANALISADA, AO FINAL, PELOS ESTUDANTES PARTICIPANTES. A PARTIR DA ANÁLISE FORAM CONSTITUÍDOS 3 ENUNCIADOS: “COMPREENSÃO DA HISTÓRIA DO BRASIL”, “CONSTRUÇÃO DE CONTEÚDOS DA BIOLOGIA PARTINDO DA HISTÓRIA” E “USO DE METODOLOGIAS NÃO TRADICIONAIS”. COM ISSO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR, POR MEIO DESTA PRÁTICA, A NECESSIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES PARTINDO DE METODOLOGIAS NÃO CONVENCIONAIS, BEM COMO O RECONHECIMENTO DOS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS COMO MEIOS DE EDUCAR PARA A CIDADANIA. ASSIM, É POSSÍVEL APONTAR QUE A PRÁTICA EDUCATIVA EM QUESTÃO PODE CONTRIBUIR PARA UMA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES MAIS SIGNIFICATIVA.