COM A APROVAÇÃO DA LEI 10.639/2003 MUITO TEM SE DISCUTIDO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. PESQUISADORES DA ÁREA CONHECIDA COMO ENSINO DAS CIÊNCIAS TÊM DESENVOLVIDO PESQUISAS QUE PROCURAM CONTRIBUIR PARA A PROMOÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELACIONADAS À TEMÁTICA. ESTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR COMO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ESTÃO SENDO ABORDADAS NAS PESQUISAS EM ENSINO DAS CIÊNCIAS TENDO COMO FOCO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DA PESQUISA A PARTIR DOS TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS E REVISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DA ÁREA. DOS 86 TRABALHOS ENCONTRADOS, 7 FOCARAM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA TRAZENDO ANÁLISES DE PLANOS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DO CURSO, CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES, E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS A LUZ DA LEI 10.639/2003, DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO PROCESSO FORMATIVO DESSES PROFESSORES.