PESQUISAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, ANCORADAS NO PENSAMENTO FOUCAULTIANO, ELUCIDAM QUE TEXTOS DIDÁTICOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS ABORDAM PROCESSOS REPRODUTIVOS E SEXUAIS ALIJADOS DAS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS E SOCIAIS. FOI REALIZADO UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE DO DISCURSO ACERCA DO ‘DISPOSITIVO’ DA SEXUALIDADE, NO QUE DIZ RESPEITO À PRODUÇÃO DOS SABERES NO ENTORNO DO CONTEÚDO INTITULADO “MÉTODOS CONTRACEPTIVOS” EM LIVROS DIDÁTICOS (LD). NAS DUAS COLEÇÕES ANALISADAS, HÁ EVIDENTE ASSOCIAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE E REPRODUÇÃO, NÃO HAVENDO PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DA DISTINÇÃO E APROXIMAÇÃO ENTRE ESTES CONCEITOS. IDENTIFICOU-SE A RESPONSABILIZAÇÃO FEMININA, COM REFORÇO DO PAPEL DA MEDICINA NO PROCESSO DE ESCOLHA DO MÉTODO CONTRACEPTIVO, E, EM CONTRAPARTIDA, A RESPONSABILIDADE DO HOMEM É APAGADA NO DISCURSO DO LD. DESSE MODO, OS “NÃO DITOS” REVERBERAM A DETERMINAÇÃO DE POSIÇÕES DE SUJEITOS - HOMENS E MULHERES PREVIAMENTE ESTABELECIDAS. É FUNDAMENTAL QUE SEJAM IMPLEMENTADAS AÇÕES NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE COMO PRÁTICA QUE VISA DESCONSTRUIR DISCURSOS ÚNICOS.