ESTE TEXTO APRESENTA RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO DE NATUREZA DOCUMENTAL QUE TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR AS ESPECIFICIDADES APRESENTADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A BASE, FUNDAMENTADA NUM CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS, VISA NORMATIZAR A APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS QUE DEVEM SER APRENDIDOS PELOS ALUNOS EM ÂMBITO NACIONAL, TENDO ASSIM, UMA PERSPECTIVA DE UNIFICAÇÃO. OS RESULTADOS APONTAM QUE EM UM CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS, O FOCO NÃO É UMA APRENDIZAGEM CRÍTICA PROMOVIDA MEDIANTE REFLEXÕES, MAS A SIMPLES AQUISIÇÃO DE HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS PARA AFIRMAR OU NEGAR A COMPETÊNCIA DOS ESTUDANTES. ALÉM DISSO, A REESTRUTURAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EXIGE DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS UM CONHECIMENTO MAIS AMPLO E APROFUNDADO DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO QUE CONSTITUEM ESTA DISCIPLINA ESCOLAR, TRAZENDO IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE.