ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DISSERTA SOBRE AS VIVÊNCIAS INICIAIS DE LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE BIOLOGIA DA CAPES-UFMG DURANTE PARTE DO ANO DE 2020, UM ANO ATÍPICO, DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19. DIANTE DESTE CONTEXTO PANDÊMICO, A PARTICIPAÇÃO DOS BOLSISTAS TEM OCORRIDO DE FORMA REMOTA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE. FORAM RELATADAS EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS QUE OS RESIDENTES TIVERAM DESDE O INÍCIO DO PROGRAMA, SENDO ESTAS AS PRINCIPAIS: A CRIAÇÃO DO CANAL NO YOUTUBE, O ACOMPANHAMENTO E EXECUÇÃO DOS PETS, A CRIAÇÃO DE VIDEOAULAS TANTO ASSÍNCRONAS, COMO SÍNCRONAS. ESSAS VIVÊNCIAS ACONTECERAM NO ENSINO REMOTO, E AVALIAMOS COMO FUNDAMENTAIS PARA O APERFEIÇOAMENTO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DOS INTEGRANTES DESSE PROGRAMA, VISTO QUE A EDUCAÇÃO TEVE QUE SE ADAPTAR E, PORTANTO, OS FUTUROS E ATUAIS PROFESSORES TAMBÉM.