NESTE TRABALHO APRESENTAMOS UM MAPEAMENTO SOBRE A ALIMENTAÇÃO DOS ESTUDANTES DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, UTILIZAMOS COMO FONTE UM QUESTIONÁRIO, NO QUAL OS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO/RJ RESPONDERAM SOBRE SUAS REFEIÇÕES. OBTIVEMOS UM TOTAL DE 59 RESPOSTAS, DE 34 MENINAS E 25 MENINOS, DE IDADE DE 10 A 19 ANOS. DESTACA-SE A DIVERSIDADE ALIMENTAR CITADA PELOS ESTUDANTES E O ALTO CONSUMO DE ALIMENTOS CONSIDERADOS ‘NÃO SAUDÁVEIS’ COMO PÃES, BISCOITOS, REFRIGERANTES, SALGADOS, PIZZAS, HAMBÚRGUERES, GUARANÁ-NATURAL. O INTERESSE PELA TEMÁTICA SURGE POR CONSIDERARMOS A EDUCAÇÃO ALIMENTAR COMO UMA NECESSIDADE E O ESPAÇO ESCOLAR COMO PROPÍCIO PARA MELHOR FORMAR OS INDIVÍDUOS EM RELAÇÃO À HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS. CONSIDERAMOS A NECESSIDADE DE MAIORES INVESTIMENTOS EM ESTUDOS NA ÁREA, SUA RELAÇÃO COM O CONSUMO; EM ARTICULAÇÃO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS.