O ENSINO PELO PENSAMENTO COMPLEXO PERMITE A AMPLIAÇÃO DOS SENTIDOS PARA A COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS NA SUA UNIVERSALIDADE, SEM DESVIAR DAS ESPECIALIDADES. POSSIBILITA À SUPERAÇÃO DA VISÃO REDUCIONISTA, FRAGMENTADA E DESCONEXA DA PRÁTICA EDUCATIVA. ESTE TRABALHO FAZ PARTE DE UMA PESQUISA EM CONSTRUÇÃO REFERENTE AO CURSO DE MESTRADO EM ENSINO, QUE TEM COMO OBJETIVO LIGAR A CULTURA CIENTÍFICA À CULTURA HUMANÍSTICA A PARTIR DE UMA PERCEPÇÃO MULTIDIMENSIONAL DO ENSINO PELA COMPLEXIDADE DE EDGAR MORIN (2003, 2005, 2007). PENSAMOS NA ARTE E LITERATURA DOS QUADRINHOS COMO POTENCIAL RECURSO PEDAGÓGICO E, SOBRETUDO, MOTIVO DE ATRAÇÃO DAS CRIANÇAS E DOS JOVENS PELO CARÁTER ORIGINAL E DINÂMICO. EVIDENCIAMOS O PENSAMENTO SIMBÓLICO DE CLAUD LÉVI-STRAUSS (1993, 2008) PARA DESPERTAR A FERTILIDADE EDUCATIVA. PARTILHAMOS A REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM MULHER MARAVILHA E DO MITO FEMININO CRIATIVO EM CLARISSA PÍNKOLA ESTÉS (1999, 2007) PARA REVELAR A INVENTIVIDADE E A INFLUÊNCIA DO PRINCÍPIO DA ANTROPOÉTICA (MORIN, 2007) NO ENSINO.