O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI DISCUTIR O POTENCIAL INVESTIGATIVO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE O TEMA ÓRGÃOS DOS SENTIDOS E A CONTRIBUIÇÃO DO USO DOS RECURSOS SEMIÓTICOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES. PARA TAL, UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO DE SETE AULAS FOI DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DO 8O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ANALISADA VISANDO-SE OBSERVAR A PRESENÇA DE ASPECTOS INVESTIGATIVOS DELIMITADOS A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DA ÁREA, A SABER: PROBLEMATIZAÇÃO, LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES, INVESTIGAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E DISCUSSÃO. COMO RESULTADO, IDENTIFICOU-SE TAIS ASPECTOS (INDIVIDUALMENTE OU EM CONJUNTO) NA MAIORIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, DESENCADEADOS TANTO PELA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES PELA PROFESSORA/PESQUISADORA, QUANTO NAS INTERAÇÕES ENTRE OS ESTUDANTES EM SEUS GRUPOS DE TRABALHO. VERIFICOU-SE QUE O USO DOS RECURSOS SEMIÓTICOS POTENCIALIZOU O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO, POIS ESTES DESENCADEARAM ASPECTOS INVESTIGATIVOS COMO PROBLEMATIZAÇÕES, INVESTIGAÇÕES PARA TESTAR HIPÓTESES E AUXILIARAM NA CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTAÇÕES.