A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU INVESTIGAR SOBRE O USO DE APLICATIVOS (APPS) EM SALA DE AULA, POR MEIO DE AN?LISE QUALITATIVA DA PESQUISA-A??O. INVESTIGAMOS AS CONCEP??ES DE PROFESSORES DE CI?NCIAS E QU?MICA SOBRE OS APPS, COMO LIDAM COM ESTES, QUAIS SUAS DIFICULDADES, SE UTILIZAM EM AULA, E AS POTENCIAIS RELEV?NCIAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM. A PARTIR DISSO, BUSCAMOS APRESENTAR ALGUNS APPS, AL?M DE CAPACITAR OS PROFESSORES PARA SEU USO. FOI POSS?VEL OBSERVAR MOTIVA??O NOS PARTICIPANTES, TANTO NOS PROFESSORES QUANTO NOS ALUNOS. OS PROFESSORES CONSIDERARAM POSITIVO SEU USO E DEFENDERAM A FORMA??O CONTINUADA PARA MELHORAR SEU TRABALHO EM SALA. INDICARAM A FALTA DE PROGRAMAS DE FORMA??O CONTINUADA E A PRECARIEDADE DOS RECURSOS TECNOL?GICOS NA REDE P?BLICA COMO FATORES LIMITANTES, POIS CONTAM COM A DIFICULDADE DO ACESSO A EQUIPAMENTOS E A FALTA DE UM OLHAR ESPEC?FICO PARA A TECNOLOGIA, NAS POL?TICAS DE FORMA??O DE PROFESSORES