A HOMEOSTASE TRATA DOS AJUSTES BASAIS QUE LEVAM À MANUTENÇÃO DE UM ESTADO DE EQUILÍBRIO DOS SISTEMAS E DO ORGANISMO, SENDO ESTE UM CONTEÚDO CONSIDERADO RELEVANTE PARA SER VIVENCIADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ENTRETANTO SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO OCORRE DE FORMA SUPERFICIAL E FRAGMENTADA, COMPROMETENDO ASSIM, A PERCEPÇÃO AMPLA DAS CONEXÕES E MECANISMOS DE ATUAÇÃO DA HOMEOSTASE. NESSE SENTIDO, ESTE ESTUDO DESEJA FACILITAR A APRENDIZAGEM DO TEMA HOMEOSTASE ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PROPOSTAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ORGANIZADA NUMA CARTILHA INTERATIVA. PARA ESTE FIM, A CONSTRUÇÃO DA CARTILHA FOI BASEADA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, E ESTRUTURADA VISANDO A VALORIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS ATRAVÉS DE UMA POSTURA INVESTIGATIVA CULMINANDO PARA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA SOBRE O TEMA. ESPERA-SE QUE A CARTILHA INTERATIVA POSSA CONTRIBUIR PARA FORMAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES, ESTIMULAR A AUTONOMIA E PROTAGONISMO ESTUDANTIL, FOCANDO NO ALUNO COMO CENTRO DO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM.