A CIÊNCIA ESTÁ LIGADA DE FORMA INSEPARÁVEL DA TECNOLOGIA E UMA DAS ÁREAS EM QUE NOVIDADES TECNOLÓGICAS PODEM SEM EMPREGADAS É NO ENSINO. SEU USO PROMOVE INTERDISCIPLINARIDADE E ESTÍMULO A UMA PARTICIPAÇÃO MAIS ATIVA E CRIATIVA NAS AULAS, POTENCIALIZANDO O APRENDIZADO. APESAR DE SIMPLES, A PLATAFORMA ARDUINO PODE SER UMA EXCELENTE ESTRATÉGIA NA COLETA E MONITORAMENTO DE DADOS AMBIENTAIS, POIS ALÉM DE TEREM UM BAIXO CUSTO QUANDO COMPARADAS COM INSTRUMENTOS VENDIDOS COMERCIALMENTE PODEM SER CUSTOMIZADAS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DO PESQUISADOR PARA QUE OS PROJETOS UTILIZANDO TECNOLOGIAS POSSAM TRABALHAR HABILIDADES COMO CRIATIVIDADE, RACIOCÍNIO, PLANEJAMENTO E INTERATIVIDADE SE FAZ NECESSÁRIO A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS, DESDE SUA CONCEPÇÃO E DESIGN DO HARDWARE ATÉ A PROGRAMAÇÃO DAS ROTINAS. É NESTE CONTEXTO QUE OS COMPUTADORES, MICROCONTROLADORES COMO O UTILIZADO PELO ARDUINO, LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL CONSTITUEM-SE EM FERRAMENTAS DE APOIO AS PESQUISAS E AO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.