AINDA HOJE É POSSÍVEL IDENTIFICAR UMA COMPREENSÃO EQUIVOCADA DE CONCEITOS EVOLUTIVOS PELOS ESTUDANTES, TORNANDO A TEMÁTICA DE EVOLUÇÃO CONTROVERSA NO ENSINO DE BIOLOGIA. O TRABALHO BUSCA RELATAR UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE ESPECIAÇÃO ALOPÁTRICA, A PARTIR DA TÉCNICA DE STORYTELLING, COM AUXÍLIO DA TECNOLOGIA. FOI ELABORADA UMA HISTÓRIA ANIMADA SOBRE A EVOLUÇÃO DA MOSCA DAS FRUTAS QUE SERVIU DE MOTIVADORA PARA A ELABORAÇÃO DE HISTÓRIAS SOBRE ESPECIAÇÃO PELOS ALUNOS. OS VÍDEOS TROUXERAM HISTÓRIAS COM AS SEQUÊNCIAS CORRETAS DO PROCESSO DE ESPECIAÇÃO, MAS COM CONCEITOS EQUIVOCADOS. APÓS IDENTIFICAÇÃO DE TAIS ERROS, A MAIORIA APRESENTOU ADEQUAÇÃO DOS CONCEITOS UTILIZADOS. AS AÇÕES REALIZADAS NO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DIALOGAM COM A PROPOSTA DE UM ENSINO CTS, POIS PERPASSAM ÁREAS DISTINTAS DO CONHECIMENTO E PERMITEM REFLEXÕES COLABORATIVAS.