PENSAR NO MUNDO COM CIÊNCIAS NO COTIDIANO REQUER PENSAR NAS FORMAS COMO AS COMPREENDEMOS, SENDO PROFESSORES DE CIÊNCIAS MEDIADORES DESSA COMPREENSÃO NA EDUCAÇÃO FORMAL. É NECESSÁRIO, ENTÃO, PENSAR EM COMO ESSES PROFISSIONAIS SE APROXIMAM DAS CIÊNCIAS E ENXERGAM A DOCÊNCIA. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO OBJETIVA INVESTIGAR COMO PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM FORMAÇÃO INICIAL NA UFRN CONSTROEM IMAGENS SOBRE DOCÊNCIA E SUA ARTICULAÇÃO COM A CULTURA CIENTÍFICA A PARTIR DE OFICINAS DO PROJETO CIÊNCIAS NA CIDADE (PROEX/UFRN). PARA REFLETIR SOBRE AS IMAGENS EXPRESSAS PELOS DISCENTES UTILIZAMOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E EPISTEMOLÓGICOS DO PENSAMENTO COMPLEXO, A PARTIR DOS QUAIS CONSTRUÍMOS CATEGORIAS DE ANÁLISE, COM AS IMAGENS DISCUTIDAS, QUE POSSUEM DIFERENTES SENTIDOS E REVERBERAÇÕES. PENSANDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS, SUBLINHAMOS A IMPORTÂNCIA QUE CURSOS DE LICENCIATURA TÊM EM ESTABELECER PONTES ENTRE CULTURA CIENTÍFICA E DOCÊNCIA EM MEIO À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS FUTUROS PROFESSORES/AS.