O ENSINO DE CIÊNCIAS POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO CIENTÍFICO, BEM COMO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO(PC), QUE ACREDITAMOS SER FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO, MAS PARA ISSO OCORRA É FUNDAMENTAL O USO DE METODOLOGIASESTRATÉGIAS DIDÁTICAS QUE DESENVOLVAM O PC EM SUAS AULAS. ESTA PESQUISA POSSUI ABORDAGEM QUALITATIVA, PARTINDO DA ANÁLISE DOCUMENTAL DE DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (LDCEF) DA COLÔMBIA, TENDO COMO PROPÓSITO IDENTIFICAR ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COM POTENCIAL DE PROMOVER O PC EM CIÊNCIAS. OS RESULTADOS APÓS ANÁLISE DE 704 REPETIÇÕES/CONSTATAÇÕES DE ATIVIDADES SENDO QUE AS MESMAS PODEM SER CLASSIFICADAS: I) INFORMATIVA(38:704); II)EXPLORATÓRIAS(652:704) E III)REFLEXIVAS/CRÍTICAS(16:704). CONSIDERAMOS UM RESULTADO SATISFATÓRIO DEVIDO AO NÚMERO DE ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS QUE SE BEM MEDIADAS PODEM PROMOVER PC, MAS ENFATIZAMOS QUE LDCEF PRECISAM AVANÇAR NA PRODUÇÃO DE ATIVIDADES REFLEXIVAS/CRÍTICAS, QUE É ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE UM INDIVÍDUO ESCLARECIDO CIENTIFICAMENTE, APTO PARA ATENDER DEMANDAS QUE A SOCIEDADE ATUAL LHE IMPÕE