O CONCEITO BIOLÓGICO DE RAÇA HUMANA FOI SUSTENTADO POR MUITAS DÉCADAS, REFORÇANDO ESTEREÓTIPOS DE SUPERIORIDADE DO GRUPO BRANCO EM DETRIMENTO DA SUBALTERNIZAÇÃO DE OUTROS GRUPOS ÉTNICOS, COMO AFRODESCENDENTES E INDÍGENAS. VISANDO A RESPONSABILIDADE DA BIOLOGIA FRENTE A ESSAS DISCUSSÕES, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O POTENCIAL DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA, SOBRE RAÇA E RACISMO NA PERSPECTIVA CIENTÍFICA E SOCIOLÓGICA, PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O ESTUDO CARACTERIZOU-SE COMO UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DE NATUREZA QUALITATIVA E FOI REALIZADA COM 38 ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO CRISTÓVÃO – SE. PARA A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA UMA OFICINA, COM DURAÇÃO DE 5 HORAS, NA QUAL FORAM DESENVOLVIDAS AULAS EXPOSITIVAS, DEBATES E JOGOS SOBRE O TEMA. A EXPERIÊNCIA PERMITIU CONHECER AS PARTICULARIDADES DOS ADOLESCENTES ALÉM DE ORIENTÁ-LOS A RESPEITO DO RACISMO COTIDIANO QUE PASSA DESPERCEBIDO AOS NOSSOS OLHOS.