O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É APREENDER, DE MODO CRÍTICO-REFLEXIVO, OS OBJETIVOS/FINALIDADES EXPRESSOS PARA A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) NOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS DOS CURSOS (PPC’S) DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) DO ESTADO DE GOIÁS. ASSIM, EMPREGOU-SE UMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA, MEDIANTE UM ESTUDO DOCUMENTAL. UM TOTAL DE NOVE DOCUMENTOS, ORIUNDOS DE SETE CAMPUS DAS IES FORAM ANALISADOS. PARA ANÁLISE DOS DADOS FEZ-SE USO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, SUSCITANDO UM QUANTITATIVO DE CINCO CATEGORIAS. NO CONTEXTO DESTE TRABALHO REALIZAR-SE-Á, MEDIANTE SEU OBJETIVO, UM PROCESSO DE REFLEXÃO ACERCA DA CATEGORIA “O PAPEL DA PCC: PRETENSÕES ALMEJADAS”. POR FIM, NA ANÁLISE DOS PPC’S, AS CARACTERIZAÇÕES DA PCC FAZEM EMERGIR MÚLTIPLOS SENTIDOS PARA A PRÁTICA EDUCATIVA, QUAIS SEJAM: ESPAÇO E CONTATO COM O REAL; PROFESSOR REFLEXIVO; FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL CRÍTICO E VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA CIÊNCIAS/BIOLOGIA MEDIANTE A INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA-PRÁTICA.