NESTE TRABALHO APRESENTAMOS E REFLETIMOS SOBRE CONTRIBUIÇÕES DE NORMA MARIA CLEFFI PARA O “MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS” OPERADAS A PARTIR DE MEADOS DO SÉCULO XX NO BRASIL. PARTINDO DE UM DEBATE SOBRE DIFERENTES VERSÕES QUE EXPLICARIAM A ASCENSÃO DESSE “MOVIMENTO” E SUA CONSOLIDAÇÃO NO PAÍS, CONTEXTUALIZAMOS AS PRODUÇÕES DESTA PROFESSORA E DISCUTIMOS ELEMENTOS QUE A POSICIONARAM COMO DESTAQUE NA ARENA CURRICULAR. PARA ISSO, ACIONAMOS DIFERENTES ABORDAGENS EMPÍRICAS E DIALOGAMOS COM A LITERATURA DO CAMPO QUE BUSCA INTERPRETAR AS AÇÕES DE SUJEITOS QUE RECEBERAM A ALCUNHA DE “RENOVADORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS”. POR FIM, CABE RESSALTAR QUE ESTE TEXTO SE INSERE EM UMA AGENDA DE PESQUISA QUE BUSCA MOBILIZAR NARRATIVAS, MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS FEMININAS PARA A CONSTRUÇÃO DE OUTRAS HISTÓRIAS A RESPEITO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.