ESTE TRABALHO OBJETIVA ENTRELAÇAR HISTÓRIA E ENSINO DE CIÊNCIAS PARA TECER A REDE DISCURSIVA QUE SUSTENTA OS DITOS SOBRE SEXUALIDADE DOS CORPOS REPRODUTIVAMENTE NÃO APTOS. PARA ISSO, TOMAMOS COMO EMPIRIA O LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARNAÍBA – PI EM 2019, MAIS ESPECIFICAMENTE O LIVRO DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O LIVRO AQUI DISCUTIDO É DIVIDIDO EM 4 UNIDADES ONDE ESTÃO DISTRIBUÍDOS OS SISTEMAS QUE NOS ‘COMPÕE’. É ASSIM QUE O QUE É CONSIDERADO SAUDÁVEL, APARECE A LIGAÇÃO OBRIGATÓRIA DE SEXUALIDADE À REPRODUÇÃO. LOGO, SEXUALIDADES SÃO MARGINALIZADAS E COLOCADAS COMO NECESSITADAS DE CORREÇÃO E CIÊNCIA E ESCOLA SÃO CHAMADAS PARA OUTORGAR A SEXUALIDADE ‘CORRETA’, AQUELA DIRECIONADA PARA A REPRODUÇÃO. ASSIM, A REPRODUÇÃO É VISTA COMO A TELEOLOGIA INVOLUNTÁRIA DA VIDA. MAS A ESTRUTURA TAMBÉM TEM SUAS CAPACIDADES LATENTES. CONSTRUÍDA PARA UMA COISA, PODE FAZER OUTRAS. NESSA FLEXIBILIDADE RESIDEM A CONFUSÃO E A ESPERANÇA DE NOSSAS VIDAS.