AS COLEÇÕES BIOLÓGICAS SÃO RECURSOS COMUMENTE UTILIZADOS EM SALA DE AULA, COM O INTUITO DE FUGIR DO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO. NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, HÁ UMA INFINIDADE DE ASSUNTOS QUE PERMITEM A UTILIZAÇÃO DESSE MÉTODO, PRINCIPALMENTE NA ZOOLOGIA E BOTÂNICA. ESTE TRABALHO VISA RELATAR UMA EXPERIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DE COLEÇÕES DIDÁTICAS BIOLÓGICAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO PONTO DE VISTA DE LICENCIANDAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, A QUAL FOI APLICADA EM TURMAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. INICIALMENTE FORAM COLETADAS DIVERSAS SEMENTES E FRUTOS PARA A MONTAGEM DA CARPOTECA, E HOUVE A CONFECÇÃO DE UM CATÁLOGO COM INFORMAÇÕES E FOTOS DAS SEMENTES. APÓS UMA INTRODUÇÃO SOBRE O ASSUNTO, FOI PROPOSTA A MONTAGEM DE “MINI COLEÇÕES” ENTRE OS 4 GRUPOS FORMADOS. OS ALUNOS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DA OFICINA, LEVANTANDO DIVERSOS QUESTIONAMENTOS. A MAIORIA DAS PALAVRAS UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO DA OFICINA FORAM “OBSERVAR”, “DESCOBRIR”, “CONHECER”, “APRENDER”, “BIODIVERSIDADE”, “CONTATO” E “APRENDIZADO”.