O ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS TEM NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA O CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS QUE O IDENTIFICAM DENTRE AS DEMAIS ÁREAS DO SABER. NESSE UNIVERSO, BUSCOU-SE IMPLEMENTAR A EFICÁCIA DA METODOLOGIA INQUIRY (INQUIRY BASED LEARNING) POR MEIO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM ESTUDO DIRIGIDO INVESTIGATIVO, UTILIZANDO A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO EM QUATRO TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP. A VALIDAÇÃO DOS DADOS COLETADOS FOI AFERIDA VIA METODOLOGIA MISTA, COM RESPALDO NA PESQUISA-AÇÃO, CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO, ANÁLISE HERMENÊUTICO-DIALÉTICA E ANÁLISE ESTATÍSTICA IMPLICATIVA. A AGREGAÇÃO DIALÉTICA E A INTERDEPENDÊNCIA DOS INDICADORES DE PERCURSO REVELARAM HIBRIDAÇÃO SATISFATÓRIA ENTRE AS MODALIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ANTES RESTRITAS À ANDRAGOGIA. OS ÍNDICES DE SIMILARIDADE PARA OS INDICADORES DE PERCURSO TRANSPARECERAM A ADOÇÃO DO CURRÍCULO EM ESPIRAL, BEM COMO DE METODOLOGIAS ATIVAS, COM VISTAS AO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS.