É CONSENSO NO CAMPO EDUCACIONAL, A RELEVÂNCIA DA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ANCORADOS EM ESTUDOS DESSA INSERÇÃO, TEMOS PROCURADO DESENVOLVER ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR. NESTE ARTIGO, DESCREVEMOS ATIVIDADE PRÁTICA “DESCOBERTA DA COISA” PARA INTRODUZIR DISCUSSÕES SOBRE CIÊNCIA E SUA PRODUÇÃO NUMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. A ATIVIDADE E A DISCUSSÃO POSTERIOR A ELA PERMITIU-NOS EXPLORAR ALGUMAS PERSPECTIVAS DE AUTORES QUE COMPÕE O CAMPO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, FOCANDO NA PRÁTICA DOCENTE DOS FUTUROS PROFESSORES. ENTENDEMOS SER FUNDAMENTAL QUE OS FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA COMPREENDAM QUE PODEM ENSINAR MAIS QUE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS ISOLADOS DE SEUS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO E SIM, PROPICIAR O ENTENDIMENTO DE QUE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NÃO É NEUTRA, QUE OS CONHECIMENTOS SÃO CONSTRUÍDOS E MODIFICADOS AO LONGO DO TEMPO, E QUE A CIÊNCIA NÃO É UMA ENTIDADE À PARTE DO CONTEXTO SOCIAL.