AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NOS MUSEUS DE CIÊNCIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NESSES ESPAÇOS. ESSAS AÇÕES COMPROVAM A IMPORTÂNCIA DO ACESSO AOS MUSEUS COMO FONTE DE PESQUISA, DE DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CULTURAL, E ESTIMULAM A CRESCENTE APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS MUSEAIS PELOS MAIS DIVERSOS PÚBLICOS. O MUSEU, COMO INSTITUIÇÃO PÚBLICA, DEVE TER COMO OBJETIVO NÃO SOMENTE A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NELE ABRIGADO, COMO TAMBÉM O IMPORTANTE PAPEL DE PROMOVER AÇÕES CULTURAIS ENFOCANDO O SEU POTENCIAL EDUCACIONAL E DE INCLUSÃO SOCIAL. (TOJAL, 2007, P.20). A ACESSIBILIDADE, PRÁTICAS QUE POSSIBILITAM A INCLUSÃO DE TODAS AS PESSOAS EM TODOS OS LUGARES, DEVE ESTAR PRESENTE NO ESPAÇO MUSEAL E EM SUAS AÇÕES EDUCATIVAS, PARA QUE, DE FATO, TODOS OS INDIVÍDUOS POSSAM PARTICIPAR E INTERAGIR DURANTE UMA VISITA AOS MUSEUS. A ESSES ESPAÇOS TEM SE APRESENTADO O DESAFIO DE SEREM ACESSÍVEIS E PROMOVEREM A INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS, RESPEITANDO A SUA DIVERSIDADE E DIFERENÇAS, SEJAM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU NÃO. (MENEGAZ, 2015). A FIM DE MELHORAR O ACESSO À CULTURA PARA OS VISITANTES COM DEFICIÊNCIA AO MUSEU DE MICROBIOLOGIA DO INSTITUTO BUTANTAN - SP, O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UMA ATIVIDADE INCLUSIVA. PARA ISSO, FOI ELABORADO UM ROTEIRO ACESSÍVEL, UTILIZANDO MATERIAIS DIDÁTICOS RELACIONADOS À MICROBIOLOGIA GERAL, E UMA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. ESSE ROTEIRO FOI REALIZADO POR UMA ESCOLA INCLUSIVA, E APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COM A ESCOLA PARTICIPANTE, PARA ENTENDER A RELEVÂNCIA DA PROPOSTA INCLUSIVA EM FAVOR DESSE PÚBLICO, FOI FEITA UMA AVALIAÇÃO DOS REGISTROS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS E UMA ENTREVISTA COM OS MONITORES QUE APLICARAM O ROTEIRO. OS DADOS FORAM ANALISADOS SEGUINDO A METODOLOGIA PROPOSTA POR BARDIN (2004), A ANÁLISE DE CONTEÚDO. BARDIN (2004) INDICA QUE A UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO PREVÊ TRÊS FASES FUNDAMENTAIS: PRÉ-ANÁLISE (FASE DE ORGANIZAÇÃO), FASE EXPLORATÓRIA (DEFINE AS CATEGORIAS, IDENTIFICA AS UNIDADES DE REGISTROS, OS SIGNIFICANTES, INTERPRETAÇÕES DAS DESCRIÇÕES.) E A FASE DO TRATAMENTO DOS RESULTADOS - A INFERÊNCIA E A INTERPRETAÇÃO. A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES FEITAS AO LONGO DA ATIVIDADE E DA AVALIAÇÃO FEITA PELOS MONITORES, FOI VISTO QUE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS JUNTO AOS SEUS ELEMENTOS POSSIBILITOU A AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À MICROBIOLOGIA, CONTEXTUALIZADO ÀS SUAS VIVÊNCIAS, MAS QUE AINDA PODE SER APERFEIÇOADA À FIM DE TRAZER RECURSOS AINDA MAIS ACESSÍVEIS. DESTE MODO, A PESQUISA APRESENTOU AS EXPERIÊNCIAS DOS VISITANTES E DOS MONITORES QUE APLICARAM A ATIVIDADE, EM RELAÇÃO AOS MATERIAIS PRODUZIDOS JUNTO À CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, E COM ISSO, SURGIRAM DIVERSAS REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS PRODUZIDAS NA APLICAÇÃO DO ROTEIRO, COM SUGESTÕES DE APRIMORAMENTO DOS MATERIAIS PRODUZIDOS E DA NARRATIVA ELABORADA, PROPORCIONANDO MAIS UM RECURSO ACESSÍVEL PARA SER UTILIZADO PELO MUSEU DE MICROBIOLOGIA, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE ATENDIMENTO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISITANTES DO ESPAÇO.