ESSE ARTIGO APRESENTA A ABORDAGEM DA TEMÁTICA ACERCA DA ALIMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. POR MEIO DA ANÁLISE DOCUMENTAL DE LIVROS DIDÁTICOS DESSA ETAPA DE ENSINO, BUSCOU-SE RELATAR IMPLICAÇÕES ÀS QUESTÕES BIOLÓGICAS, EDUCACIONAIS E SOCIAIS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTARAM PARA DIVERSOS TEMAS CORRELACIONADOS COM A ALIMENTAÇÃO, TAIS COMO: DISCUSSÃO DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES E PRESSÕES PSICOLÓGICAS IMPOSTAS PELA SOCIEDADE POR UM CORPO PERFEITO; EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO HOMEM E O PROCESSO ALIMENTÍCIO; FUNÇÕES FISIOLÓGICAS E BIOQUÍMICAS DO ORGANISMO, PROCESSOS DE DIGESTÃO E QUESTÕES SÓCIO-HISTÓRICAS EM TORNO DA TEMÁTICA ALIMENTÍCIA. AS PRINCIPAIS CONCLUSÕES EXPRESSAM QUE O TEMA ALIMENTAÇÃO É ABORDADO DE FORMA DIVERSA NOS DIFERENTES LIVROS DIDÁTICOS, DE MANEIRA QUE ORA SE APRESENTA COMO PEÇA-CHAVE PARA A COMPREENSÃO DA SAÚDE CORPORAL INTEGRAL, ORA EM FRAGMENTOS SUCINTOS OU ANEXOS FINAIS - APARENTEMENTE NÃO DIGNOS DE NOTÓRIA IMPORTÂNCIA.