O ENSINO SUPERIOR TEM AMPLIANDO O USO DE MAPAS CONCEITUAIS EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E, DENTRE ESSAS ÁREAS DESTACA-SE A ZOOLOGIA. EM VIRTUDE DA EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PELO MAPEAMENTO DE CONCEITOS, SOBRE A DIVERSIDADE ANIMAL, ENFOCA-SE SOBRE O PERCURSO, DE UMA VIVÊNCIA COLABORATIVA ENTRE ESTUDANTES E PESQUISADORES NO ESTUDO DE TRABALHOS PUBLICADOS QUE APRESENTARAM UMA PROPOSTA DE MAPA CONTENDO A CARACTERIZAÇÃO TAXONÔMICA E ASPECTOS FILOGENÉTICOS SOBRE GRUPOS DE ANIMAIS INVERTEBRADOS. NO PRESENTE TRABALHO SÃO EXPOSTOS COMENTÁRIOS SOBRE OS MAPAS CONCEITUAIS CONTIDOS DE TRÊS TRABALHOS ANALISADOS, DOS QUAIS SE EVIDENCIAM A IMPORTÂNCIA DE UMA VISUALIZAÇÃO COMPARADA ENTRE OS DISPOSITIVOS GRÁFICOS. RESSALTA-SE AINDA, A RELEVÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA COLABORATIVA E DA PRODUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO PRODUTO DIDÁTICO, QUANDO DE PROPÕE MAPEAR CONCEITOS PARA SINTETIZAR E SISTEMATIZAR O CONHECIMENTO SOBRE GRUPOS BIOLÓGICOS.