ASSIM COMO AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS A EDUCAÇÃO IMPRIME FORTES DESAFIOS AOS PROFESSORES, PRINCIPALMENTE AQUELES EM FORMAÇÃO. NESTE CONTEXTO, AS EXPERIÊNCIAS EM AMBIENTES ESCOLARES DURANTE A LICENCIATURA SE TORNAM FUNDAMENTAIS PARA A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E QUAIS MUDANÇAS REALIZAR PARA MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO BASEIA-SE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA LICENCIANDA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ E OBJETIVA-SE EM EXPRESSAR OS DESAFIOS ENCONTRADOS AO APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CHAMADA “O CICLO DO CONSUMISMO E SUAS PROBLEMÁTICAS” E REFLETIR SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS ONZE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SOBRAL-CE QUE A ACOMPANHARAM. A PARTIR DESTA EXPERIÊNCIA, EVIDENCIOU-SE A RELEVÂNCIA DESTAS ATIVIDADES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E DESCONSTRUÇÃO DE CONCEITOS PRÉ-ESTABELECIDOS SOBRE A DOCÊNCIA E A NECESSIDADE DE PLANEJAMENTOS FLEXÍVEIS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS QUE ATENDAM ÀS DIVERSAS DEMANDAS FORMATIVAS DOS ESTUDANTES.