O PRESENTE ARTIGO ANALISA UMA PESQUISA SOBRE ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA, REALIZADA COM ALUNOS DE ESCOLAS PARTICULARES SITUADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA E NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ (BRASIL). O QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO, RESPONDIDO POR 84 ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO DAS TAIS ESCOLAS, ABORDOU DADOS PESSOAIS, AMBIENTE E DESEMPENHO ESCOLAR, AMBIENTE DE ESTUDOS NO ESPAÇO DOMÉSTICO, SAÚDE E CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE ENSINO REMOTO. REMETEU-SE A MORIN, FREIRE, SIBILA E DEMO PARA ABORDAR QUESTÕES DA COMPLEXIDADE, DO ENSINO ACRÍTICO, DA IMEDIAÇÃO PELA INTERNET E DA AVALIAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES, TODAS ENFOCADAS NESTA PESQUISA QUALI-QUANTI, DE TIPO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO. DENTRE OUTROS RELEVANTES ACHADOS, VERIFICOU-SE QUE HÁ UM GRANDE ANSEIO, POR PARTE DOS ESTUDANTES, DE RETORNAR ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS E QUE A MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDOS E O CONSEQUENTE RENDIMENTO ESCOLAR NA MODALIDADE À DISTÂNCIA FORAM SOBREMANEIRA PREJUDICADOS.