O TEXTO LITERÁRIO APRESENTA ESPECIFICIDADES QUE EXIGEM, NO CONTEXTO ESCOLAR, UM TRATAMENTO DIFERENCIADO A FIM DE PROMOVER EFICAZMENTE O LETRAMENTO LITERÁRIO. MUITOS ESTUDIOSOS TÊM SE DEBRUÇADO SOBRE ESSA QUESTÃO DENTRE OS QUAIS PODEMOS CITAR ZILBERMAN (1983), (1988), BORDINI E AGUIAR (1988), COSSON (2013), SILVA (2003). ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS EM TEORIA DA LITERATURA COMO FUNDAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA PRÁTICA DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO. PARA TANTO, REFLETIMOS SOBRE A HISTÓRIA DA LEITURA E OS FUNDAMENTOS DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, COMO PROPOSTA POR JAUSS (2011), A FIM DE FAZERMOS UMA PONTE ENTRE ESSES FUNDAMENTOS E UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO QUE RESPEITE AS ESPECIFICIDADES DO TEXTO LITERÁRIO, BEM COMO AS CONDIÇÕES DE RECEPÇÃO. EM SEGUIDA, ESTABELECEMOS UM DIÁLOGO ENTRE ESSA ACEPÇÃO E O CONCEITO DE COMPREENSÃO ATIVA RESPONSIVA POSTULADO POR BAKHTIN (2009). NA SEGUNDA PARTE DO ARTIGO, À LUZ DESSES PRESSUPOSTOS, ANALISAMOS O CONTO DE GUIMARÃES ROSA DESENREDO, ASSUMINDO COMO PROCEDIMENTO ANALÍTICO A CATEGORIZAÇÃO DAS ETAPAS PROPOSTAS NA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO.