ESTE ARTIGO APRESENTA E DISCUTE OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA COM UM GRUPO DE ALUNOS DO NÚCLEO DE PEDAGOGIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP, DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVOS DOCUMENTAR E REFLETIR SOBRE UMA PRÁTICA VIVENCIADA EM INSTITUIÇÕES PARCEIRAS, TENTANDO DESTACAR SEU POTENCIAL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS. O ESPAÇO UTILIZADO PARA REALIZAR ESTE ACOMPANHAMENTO FORAM OS RELATÓRIOS ESCRITOS PELOS ALUNOS RESIDENTES SOBRE SEU TRABALHO NO REFERIDO PROGRAMA. INCLUEM-SE NAS REFERÊNCIAS, EMÍDIO (2013), GAMBOA (2010), GHEDIN (2015), MORAES (1999), PRODANOV (2013), ALÉM DE LEGISLAÇÕES RELACIONADAS. PARA ANALISAR OS RESULTADOS DA PESQUISA, OPTAMOS PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS ESCRITOS, DENTRO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. A PARTIR DA LEITURA DOS REFERIDOS DOCUMENTOS, OS DADOS, FORAM SISTEMATIZADOS, CATEGORIZADOS PELA PESQUISADORA, POSTERIORMENTE À EXPERIÊNCIA. AUTORES COMO COM AS INFORMAÇÕES OBTIDAS, FOI POSSÍVEL REALIZAR UMA INTERPRETAÇÃO QUE NOS MOSTROU AS PERCEPÇÕES QUE OS PARTICIPANTES TIVERAM DO PRP E IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DO FUTURO PEDAGOGO EM SUA FORMAÇÃO INICIAL. OS RESULTADOS ALCANÇADOS, NOS DEMONSTRARAM QUE AO PROPOR A IMERSÃO NA PRÁTICA COTIDIANA DA ESCOLA, O PRP CONTRIBUIU PARA UMA FORMAÇÃO MAIS SÓLIDA, COM O ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E INICIATIVAS MAIS COERENTES COM A REALIDADE. AINDA PARA O ESTREITAMENTO NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E A VALORIZAÇÃO DOS MOMENTOS COLETIVOS COMO ESPAÇOS DE TROCA E COLABORAÇÃO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO.