ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS SABERES DOCENTES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS MOBILIZADOS NA PRÁTICA DE ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DAS AULAS DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DAR-SE A PARTIR DAS PESQUISAS DE SHULMAN; GAUTHIER E TARDIF QUE TRATAM DA MOBILIZAÇÃO DE SABERES NA PRÁTICA DOCENTE. A PESQUISA TEVE COMO CONTEXTO UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES. OS PARTICIPANTES FORAM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS QUE LECIONAM NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARABÁ-PA. A CONSTRUÇÃO DAS INFORMAÇÕES SE DEU A PARTIR DOS REGISTROS DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELAS PROFESSORAS DURANTE OS ENCONTROS DE FORMAÇÃO E DOS SEUS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. O MÉTODO DE ANÁLISE UTILIZADA FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM QUE NA/DA AÇÃO EDUCATIVA COTIDIANA AS DOCENTES MOBILIZAM UMA PLURALIDADE DE SABERES: SABERES DA EXPERIÊNCIA, SABERES DO CONTEÚDO, SABERES PEDAGÓGICOS, SABERES CURRICULARES E SABERES DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO, OS QUAIS SÃO NECESSÁRIOS À PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA.