ESTE ARTIGO DERIVA DE UMA PESQUISA DIRECIONADA AO UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO ANO DE 2016 DO CURSO DE PEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É UMA PREOCUPAÇÃO SOCIAL ANTIGA, COMEÇOU A TER ESPAÇO PARA DISCUSSÕES E REFLEXÕES A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO DE 1934 QUE ESTABELECEU A CRIAÇÃO DE PLANO DE EDUCAÇÃO, QUE APONTAVA PELA PRIMEIRA VEZ QUE ERA DEVER DO ESTADO A EDUCAÇÃO DE ADULTOS. O OBJETIVO QUE NORTEOU ESTA PESQUISA FOI ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES PARA A VIDA DESSES EDUCANDOS QUE INICIARAM OU REINGRESSARAM NOVAMENTE NA VIDA ESCOLAR, E COMPREENDER A RE-SOCIALIZAÇÃO DESSES SUJEITOS À SOCIEDADE. SENDO ASSIM A ESCOLA E O EDUCADOR, TEM POSSIBILIDADE DE TORNAR O INDIVIDUO FLEXÍVEL CAPAZ DE SE ADAPTAR A ESSA SOCIEDADE QUE ESTAR EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, SEM SE ABSTER DE SER UM INDIVIDUO CRITICO, PENSANTE.