O ATUAL CENÁRIO DE PANDEMIA EM DECORRÊNCIA DA VELOZ PROPAGAÇÃO DO COVID-19 TEM ALTERADO DRASTICAMENTE AS FORMAS DE INTERAÇÃO SOCIAL, EVIDENCIANDO QUE PARADIGMAS ESTÃO EM TRANSFORMAÇÃO DADAS AS INCERTEZAS SOBRE O FUTURO. COMO ESTRATÉGIA NA RECONSTRUÇÃO DOS ATUAIS MODELOS SOCIOAMBIENTAIS E ECONÔMICOS, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EA PODE SER UMA ALTERNATIVA ESTRATÉGICA PARA FOMENTAR O DEBATE SOBRE A RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA. ASSIM, O OBJETIVO DESTA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA É DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA EA DIANTE DAS MUDANÇAS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19, ATRAVÉS DA METODOLOGIA BIBLIOGRÁFICA REALIZANDO LEVANTAMENTOS DE INFORMAÇÕES E ATUALIDADES DISPONÍVEIS E LEITURAS REFLEXIVAS DE ALGUNS ARTIGOS E PUBLICAÇÕES. AS POLÍTICAS DE EA PODEM CONTRIBUIR DECISIVAMENTE FOCANDO NOS TEMAS QUE TÊM RELAÇÃO DIRETA COM OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS QUE PROPICIAM O SURGIMENTO DE MOLÉSTIAS. A PESQUISA REFORÇA A IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE DA EA, COMPREENDENDO O APRESENTA QUE A IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DE REVISÃO DE MODELOS DE DESENVOLVIMENTO EXCLUDENTES QUE PRIORIZAM O CAPITAL EM DETRIMENTO DA VIDA E DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL.