ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR O CAR?TER PLURIDIMENSIONAL DA PEDAGOGIA, PARA RELA??O DA CI?NCIA COM A PR?TICA, REFLEX?O E A??O; ATRAV?S DE QUESTION?RIO VIRTUAL. TEM COMO OBJETO DE ESTUDO A??O EDUCATIVA. O TEMA JUSTIFICA-SE EM DECORR?NCIA DAS MUDAN?AS DE TRABALHO E SOCIAIS, AS QUAIS INFLUENCIAM NOS CAMPOS DE ATUA??O PEDAG?GICO PROFISSIONAL. O PROBLEMA DESSE TRABALHO QUESTIONA O PORQU? DO PEDAGOGO AO SE FORMAR DESCONHECER AS SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS EM ESPA?OS N?O ESCOLARES. KUENZER (1999, P. 166) DESTACA ?QUE AS MUDAN?AS OCORRIDAS NO MUNDO DE TRABALHO E DAS RELA??ES SOCIAIS NESTE FINAL DE S?CULO PUSERAM EM CURSO NOVAS DEMANDAS DE EDUCA??O [...]?. A METODOLOGIA DESSA PESQUISA BIBLIOGR?FICA CARACTERIZA-SE COMO QUALITATIVA, QUANTITATIVA E EXPLORAT?RIA. OS AUTORES QUE ENRIQUECERAM ESSA INVESTIGA??O CIENT?FICA FORAM: PIMENTA (2011), LIB?NEO (2010), PERRENOUD (1997), MORAES (2015) DENTRE OUTROS, AL?M DE DOCUMENTOS NORMATIVOS.