NO BRASIL, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES É ESTRUTURADA A PARTIR DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE LEGITIMAM CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL DO DOCENTE. ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ADQUIRIDAS POR PROFESSORES RECÉM-FORMADOS, EGRESSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DE MANAUS (AM), QUE POR MEIO DE QUESTIONÁRIO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR, MENSURAR E REFLETIR A RESPEITO DAS DEZESSEIS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO CURSO DE PEDAGOGIA LISTADAS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. OS RESULTADOS APONTAM PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS COMPETÊNCIAS EM DETRIMENTO DE OUTRAS, DE MODO QUE ASSEGURA-SE QUE A FUNÇÃO DOS PROFESSORES FORMADORES É ESSENCIAL PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DE TAIS CARACTERÍSTICAS, UMA VEZ QUE O CURRÍCULO NÃO SE FAZ APENAS NO PAPEL, MAS PRINCIPALMENTE NO COTIDIANO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS UNIVERSIDADES. A PESQUISA JUSTIFICA-SE NA NECESSIDADE DE REFLETIR A RESPEITO DA PRÓPRIA FORMAÇÃO, APONTANDO POSSÍVEIS LACUNAS A FIM DE DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PARA UMA FORMAÇÃO MAIS PRÓXIMA À REALIDADE EDUCACIONAL DO PAÍS. SENDO ASSIM, ESTA PESQUISA CONTRIBUI PARA O FORTALECIMENTO DOS ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES, APRESENTANDO RESULTADOS QUE REFLETEM NA FORMAÇÃO INICIAL, MAS SOBRETUDO, NAS AÇÕES QUE ESTES NOVOS PROFISSIONAIS GERARÃO COMO FRUTO DESSA FORMAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO.