O ARTIGO PROCURA OBSERVAR COMO A EDUCAÇÃO SE APRESENTOU NO BRASIL E EM PORTUGAL EM PERÍODOS HISTÓRICOS DE REGIMES DITATORIAIS. EMBORA NÃO HAJA SEMELHANÇAS QUANTO AO INÍCIO E TÉRMINO DOS GOVERNOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER UMA APROXIMAÇÃO DISCURSIVA EM AMBOS OS GOVERNOS, PARTINDO DO PAPEL IMPORTANTE DA EDUCAÇÃO EM AMBOS. UM DOS DISCURSOS PROFERIDOS FOI O QUE CONSIDERAVA A IMPORTÂNCIA DAS TRADIÇÕES E SUA MANUTENÇÃO PARA SE ATINGIR UM ESTÁGIO CIVILIZACIONAL SUPERIOR AO VIGENTE, TENDO A EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO PRINCIPAL DISPOSITIVO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A OBSERVAÇÃO DE SIMETRIAS NA CATEGORIA IDENTIDADE NACIONAL EM TEXTOS DO PRIMEIRO PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL DE MORAL E CIVISMO (CNMC), NO BRASIL, E DO PRIMEIRO COMISSÁRIO NACIONAL DA MOCIDADE PORTUGUESA (MP), EM PORTUGAL. NOS DOIS CASOS FORAM ENCONTRADAS AFIRMAÇÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL A PARTIR DA VALORIZAÇÃO DAS TRADIÇÕES, QUE DEVERIAM SER PRESERVADAS E FOMENTADAS NA EDUCAÇÃO NOS DOIS CASOS.