COM VISTAS A CONTRIBUIR COM O ESCOPO TEÓRICO-METODOLÓGICO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOSSO FAZER INVESTIGATIVO TÊM SE VOLTADO À SINGULARIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. NESTE SENTIDO, O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UM RECORTE DA TESE DE DOUTORADO QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS). O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A CONCEPÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EMBASADA NOS PRESSUPOSTOS VIGOTSKIANO, REVELADOS EM COLETÂNEAS DE ARTIGOS (LIVROS) E DE DOSSIÊS TEMÁTICOS (PERIÓDICOS) REFERENTES A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. PARA TANTO, UTILIZAMOS A METODOLOGIA DOS ESTUDOS DE REVISÃO QUE NOS PERMITIU UM LEVANTAMENTO E MAPEAMENTO DESSAS OBRAS COM VISTAS A ATENDER NOSSOS OBJETIVOS. DO LEVANTAMENTO IDENTIFICAMOS OITO (8) OBRAS PRODUZIDAS NO PERÍODO DE 2013 A 2018, SENDO 5 DOSSIÊS TEMÁTICOS E 3 COLETÂNEAS. DO MAPEAMENTO DESSAS OBRAS IDENTIFICAMOS NOVE (9) ARTIGOS QUE RESPONDEM AO NOSSO OBJETIVO DE EVIDENCIAR A CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. COMO RESULTADO, PODEMOS EVIDENCIAR QUE PESQUISADORES E EDUCADORES MATEMÁTICOS PROMOVEM ESTA FORMAÇÃO VOLTADA AO DESENVOLVIMENTO HUMANO, PARTINDO DA CONCEPÇÃO QUE SE DEVE DISPONIBILIZAR AOS PROFESSORES CONTEÚDOS CULTURAIS REFERENCIADOS NO ATO DE ENSINAR E CONDIÇÕES ESPECÍFICAS À SUA INTERNALIZAÇÃO, CENTRADOS NA RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE O QUE OS PROFESSORES PRECISAM APRENDER (CONTEÚDO) E O COMO PROMOVER A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO (FORMA) DE MODO QUE AMBOS (PROFESSOR E ALUNOS) DESENVOLVAM-SE.