A DISCIPLINA DE EMBRIOLOGIA É MINISTRADA NO ENSINO SUPERIOR DOS CURSOS DE
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CUJA CARGA HORÁRIA É DESTINADA A AULAS TEÓRICAS E
PRÁTICAS, QUE MUITAS VEZES SÃO CONSIDERADAS DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO, ASSIMILAÇÃO E
ASSOCIAÇÃO COM PRÁTICAS DO DIA-A-DIA. BASEADOS NESSA VISÃO, OS PROFESSORES
FREQUENTEMENTE PROCURAM DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DINÂMICAS QUE POSSIBILITAM A
TRANSFORMAÇÃO DE AULAS SIMPLES, MONÓTONAS E DE CONTEÚDOS EXTENSOS EM AULAS MAIS
ATRAENTES PARA OS ESTUDANTES. JOGOS DIDÁTICOS, SÃO FERRAMENTAS LÚDICAS QUE AJUDAM A
CAPTURAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS E POSSIBILITANDO REFLEXÃO E INTERESSE NOS CONTEÚDOS
ABORDADOS EM AULA. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO ABORDA A CONFECÇÃO, APLICAÇÃO E ANÁLISE
DOS RESULTADOS DE UM JOGO DIDÁTICO UTILIZADO COMO AUXILIAR DO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE EMBRIOLOGIA MINISTRADA A TURMA DO 4º
PERÍODO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, UNIDADE
EDUCACIONAL PENEDO. O JOGO DIDÁTICO FOI CONSTRUÍDO UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E
RECICLADOS. FORAM ELABORADOS CARTÕES PERGUNTAS SOBRE O CONTEÚDO DA DISCIPLINA E UM
PAINEL CONTENDO QUADROS COM DICAS. O VERSO DE CADA QUADRO CONTINHA A RESPOSTA CORRETA
DE FORMA ILUSTRADA. A LÓGICA DO JOGO DIDÁTICO CONSISTIU EM UM “PASSA OU REPASSA”. COM
OS RESULTADOS OBTIDOS VERIFICAMOS QUE 100% DAS RESPOSTAS REFERENTES A PERCEPÇÃO DOS
ALUNOS QUANTO AO ATENDIMENTO AS PERSPECTIVAS, ADEQUAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO COMO
FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS NA
DISCIPLINA DE EMBRIOLOGIA FORAM POSITIVAS, POSSIBILITANDO A INTERAÇÃO E COLABORAÇÃO ENTRE
OS ESTUDANTES, PROPORCIONANDO A INSERÇÃO DE MÉTODOS LÚDICOS NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA.