ESTE ARTIGO É UM EXTRATO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA, A QUAL PESQUISOU OS FATORES INTERVENIENTES PARA A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO CURSO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA, DO IFCE CAMPUS IGUATU. O REFERENCIAL TEÓRICO ABORDA O IMBRICAMENTO ENTRE AS POLÍTICAS SOCIAIS, NOTADAMENTE AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DEMARCA O LUGAR E O SIGNIFICADO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL A PARTIR DOS ANOS 1920 E NO ÂMBITO DA UNIDADE DE ENSINO LÓCUS DA PESQUISA. A INVESTIGAÇÃO, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA E QUALITATIVA, ALÉM DA ANÁLISE DOCUMENTAL, INQUIRIU 71 ESTUDANTES POR MEIO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS ACERCA DAS MOTIVAÇÕES PARA A ESCOLHA DO CAMPUS E DO CURSO DE AGROPECUÁRIA, BEM COMO SUAS IMPRESSÕES QUANTO AO NÍVEL DE SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS OFERTADOS PELA INSTITUIÇÃO. OS RESULTADOS DA PESQUISA REFERENDAM A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO IMPORTANTE COMPONENTE DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA O ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DO ESCOLAR; EVIDENCIA A PREMÊNCIA POR MAIOR VISIBILIDADE E FORTALECIMENTO DESTA POLÍTICA, ESPECIALMENTE, POR PARTE DOS DISCENTES: SEUS DEMANDATÁRIOS.